terça-feira, 27 de março de 2012

                                  "Música na veia nº 3"
                   Sertanejo de Raiz X Sertanejo Universitário



O gênero Sertanejo é um dos que mais sofreram mudanças ao longo do tempo. Na ultima década vivenciamos uma drástica mudança nesse estilo, mudança que vivenciamos ate hoje. Como em toda mudança, nessa também surgiram varias peguntas e comparações, afinal qual estilo é melhor: o universitário ou o de raiz?
Essa é uma pergunta praticamente impossível de se responder, afinal gosto não se discute. O que não podemos deixar de imaginar é ate que ponto essa mudança será aceita. Ora, com certeza vai chegar um ponto em que o intitulado "sertanejo universitário" será tao diferente do sertanejo original que passaremos a pensar: "isso ainda é sertanejo?"

Agora façamos algumas comparações (inevitáveis):
- O sertanejo de raiz apresenta uma estrutura melódica muito mais sofisticada do que o universitário, fato que nós músicos nunca deixamos de observar.
- Quanto às letras, onde está o sertão? as letras atuais apresentam um caráter muito mais "balada" do que o estilo mais antigo. Essas musicas universitárias ganham cada vez mais espaço nas boates do que o sertanejo de raiz ganhava nas antigas discotecas ( nesta o rock sempre vigorou). 

Avaliar uma musica é complicado, o que vai dizer se ela é boa ou ruim é o tempo. Se a letra for boa vai resistir ao longo anos sem ser esquecida, mas ela for ruim logo desaparecerá.

2 comentários:

  1. Isso pode ser comparado ao Rap nos Estados Unidos que, antes, era uma música mais voltada pra crítica social e brigas entre gangues, e hoje, é mais voltada para a indústria.
    A indústria fez a música ser mais popular, mais conhecida, porém levou ao um descaso com a sofisticação musical e com a cultura específica da música.

    ResponderExcluir
  2. isso é verdade andré, nos dias de hoje existe uma grande diferença entre a musica boa e a musica que faz sucesso. Tudo gira em torno do dinheiro e das grandes produtoras

    ResponderExcluir