terça-feira, 28 de agosto de 2012

A presença do teclado na música dos anos 80

Mais prático que o piano e mais amplo que acordeão, o teclado é um instrumento muito utilizado na música brasileira, e sua participação no universo musical dos anos 80 é bem interessante.
Com a ascensão do Rock nacional (conhecido também como BRock) no final dos anos 70, os tradicionais pianos da bossa nova ficaram pra trás, e no começo dos anos 80 as bandas passaram a adotar uma formação um tanto diferente e que é característica visível desta época: os power trios.
Baixo, guitarra e bateria. Três instrumentos que, juntos, construíram grande parte da historia musical da época.
 Entretanto, muitas vezes faltava algo nas musicas, talvez alguma coisa mais abstrata, que favorecesse a diminuição de ritmo de algumas musicas ou então que desse mais consistência a outras. Foi então que os power trios passaram a adotar o teclado em algumas musicas, juntamente com alguns efeitos que davam mais vida ao instrumento. Rock Organ talvez tenha sido o principal desses efeitos (ele possui um som um tanto semelhante ao chorus das guitarras).
Normalmente, nas musicas que entrava o teclado, o mesmo substituía o baixo, daí surgiu a necessidade dos músicos multi-instrumentista, ou seja, que tocavam mais de um instrumento.
Caminhando um pouco mais, podemos observar também que muitas musicas que foram tocadas no auge da guitarra dos anos 80, tiveram seu formato mudado durante a virada do século. Desse modo, muitas musicas que foram originalmente gravadas na guitarra são tocadas hoje em dia no teclado.
Finalizando, espero que possa ter mostrado ao leitor ao menos um pouco da historia desse intrumento, e abaixo vai um vídeo da minha banda tocando a musica "O Papa é Pop" , nesse vídeo eu toco teclado (to de boné branco kk ) numa musica que originalmente não possuía este instrumento.

A qualidade do vídeo não está boa, mas da pra assistir.






Um abraço a todos!
e um agradecimento especial à Mariana S. pelo elogio ao blog!