quarta-feira, 25 de abril de 2012

"O Som do Vinil"




Apresentado por Charles Gavin, o programa "O Som do Vinil" vai ao ar todas as sextas no Canal Brasil ( SKY- Canal 66).
Diferente de muitos programas musicais, "O Som do Vinil" é um programa que apresenta um envolvimento muito interessante com o universo da musica, expondo a cada programa matérias sobre discos que fizeram sucesso e também sobre discos que foram um fracasso. Nesse programa os álbuns apresentados são das décadas de 70 e 80, lançados em vinil, e de bandas como Legião Urbana e RPM. Segue abaixo um vídeo que trás um episodio desse programa, e que fala um pouco sobre o disco "Dois - Legião urbana (1986)", um álbum de grande importância para a musica brasileira e um dos discos de maior sucesso dessa banda




 Para as pessoas apaixonadas por musica é um programa indispensável de se assistir.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Disco "ao vivo":
será que é bom?


Essa é uma discussão que desde o século passado ainda persiste, e muito, no universo da musica.
Muitas pessoas fazem essa pergunta, desde quando esse formato de gravação surgiu. De acordo com muitos, o disco gravado ao vivo possui certas características que deixam a desejar, tanto pela qualidade do som quanto pela influencia da plateia na gravação. O sistema de gravação ao vivo realmente apresentava muitos contras quando surgiu, nessa época o áudio dos shows eram captados da mesma forma que uma pessoa ouve o show, ou seja, como se estivesse no meio da plateia. Nos últimos tempos esse formato foi melhorado e hoje em dia a captação é  bem diferente, vinda diretamente do sistema sonoro que a banda usa (caixas de som), esse novo estilo de captação dos shows é muito mais apreciado que o antigo, pelo fato de possuir uma qualidade de som muito melhor. Hoje em dia em um disco ao vivo, se a produção quiser ela consegue ate tirar o barulho que a plateia faz durante a gravação (!).

Boa noite!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

"Música na veia nº 6"
Qual você prefere: CD, LP ou K7 ??





Em primeiro lugar, antes de fazer qualquer análise é necessário primeiro conhecer cada um desses modelos.
    O CD ( abreviatura de Compact Disc) é atualmente o modelo usado na produção de álbuns musicais. Foi inventado por volta de 1979, e começou a ser comercializado no final dos anos 80.Um CD contém quatro camadas: a primeira consiste no rótulo, conhecida como camada adesiva; a segunda é a camada que armazena os dados; a terceira é uma camada reflexiva composta de alumínio e a quarta camada é feita de policarbonato.
   O LP (abreviatura de Long Play), ou simplesmente Disco de Vinil, é uma mídia desenvolvida no inicio da década de 1950, que usa um material plastico chamado Vinil. Comumente possui a cor preta. O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos. Essas ranhuras fazem a agulha vibrar, então essa vibração é transformada em sinal elétrico que posteriormente é amplificado e transformado em som audível (música).
   E por fim, a Fita K7 era um material constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita eram alojados em uma caixa plástico. Dividida em dois lados, cada lado da fita k7 comportava cerca de 30 minutos de gravação.

Agora vamos a análise:

 Bom, começando a analise a partir do ponto econômico dessa discussão, muitas pessoas consideram o CD um dos formatos mais controversos. Apesar de possuir um preço menor do que o LP, o CD é um material que facilmente pode ser copiado e falsificado, desse modo na atualidade é praticamente impossível classificar uma banda pelo numero de álbuns que ela vende. Já a fita k7, por ser um modelo fora de linha, é realmente complicado avalia-la nesse sentido. Embora no seu auge o LP e a k7 possuíssem preços razoáveis, nos dias de hoje sao comercializados a preços absurdos na internet (dependendo do álbum é claro!).
 Levando em consideração os termos técnicos, o CD possui uma qualidade muito maior do que os outros formatos em questão. Pelo fato de serem difíceis de armazenar, o Vinil e a k7 foram rapidamente substituídos pelo CD. Quem nunca teve problemas com LP's empenados e fitas com o sistema de rodagem quebrado? Esse foi um motivo pelo qual o CD ganhou mais espaço, embora no inicio de sua comercialização as pessoas odiassem aqueles lacres de plástico que embrulham o produto (fato que ate mesmo as produtoras de cigarro resolveram, colocando aquela fitinha vermelha), mas acho que hoje em dia todos já tem uma tesourinha guardada para romper o lacre.
 Enfim, na minha opinião o LP é um formato de maior prestigio que os outros, tanto pelo seu design elegante quanto por seu papel histórico na musica. Item de colecionador, o vinil é um formato indispensável na estante de todo fã da música (embora eu não tenha nenhum!)